Origem da Internet
Tronco Inicial/ Turma F
Lógica, Informática e Comunicação
Kéroli Dayane
Origem da Internet
A primeira rede de computadores surgiu em 1969, era denominada como Arpanet
(Agência de Projetos de Pesquisa Avançada), sendo um projeto do Departamento de Defesa dos Estados Unidos que visava garantir a comunicação, em caso de acidentes nos meios de comunicação. Essa rede tinha como principal objetivo manter computadores de centros de pesquisas, universidades e instituições militares americanas sempre em contato, de forma a permitir a troca de informações entre pesquisadores ligados a projetos militares (já que ocorreu em meados da Guerra – Fria, onde era primordial manter o sistema de informação em pleno funcionamento).
Na década de 70, o governo dos Estados Unidos passou a disseminar a iniciativa entre a sociedade, de forma a ganhar forças nas grandes universidades, que viam com bons olhos o projeto para passarem a trabalhar em cooperativismo. Esse cooperativismo foi possibilitado com a adoção, pela Arpanet, do protocolo aberto TCP/IP, conectando sistemas distintos.
Dessa forma, a rede de computadores foi ampliada, que se utilizou de equipamentos dos mais diversos portes (microcomputadores, supercomputadores, entre outros).
Apenas na década de 80 houve a adoção do nome internet, ao tempo que houve a separação das aplicações civis e militares. Ainda na mesma década, a Fundação Nacional de
Ciência criou um novo tipo de ligação, que passou a promover o fluxo de informações científicas, graças a uma ligação de alta velocidade com seu centro de supercomputadores.
Nessa época, o governo dos EUA financiou a criação e desenvolvimento de redes pelo país, com infraestrutura de circuitos mais eficazes que acabaram por constituir a NSFnet como um meio expresso de envio de mensagens e arquivos. Tal rede, quando conectada a redes comerciais e públicas, configura a Internet, que é o principal método de interações entre