As organizações na escola de Samba
As Escolas de Samba são organizações culturais sem fins lucrativos, cuja principal atividade é a realização do desfile durante o Carnaval. Essas escolas possuem um diferencial que muitas empresas tentam buscar, que é uma gama de profissionais altamente motivados, com criatividade e espírito de equipe. O Carnaval, por meio das Escolas de Samba, gera lucros, estrutura, empregos e alegria. Percebe-se a existência de várias lideranças comprometidas com desafios e resultados, tornando a Escola de Samba uma grande empresa. Em todas estas instituições são encontrados objetivos estratégicos, estruturas organizacionais, tecnologia e recursos humanos que são fatores essenciais à formação de qualquer empresa.
A estrutura de uma organização é de grande relevância para o alcance de objetivos preestabelecidos, que é a forma pela qual as atividades são divididas, organizadas e coordenadas .Para se organizar uma Escola de Samba, é necessário um bom administrador, que nesse caso é o Diretor de Carnaval, que precisa ter pulso e coerência para planejar, acompanhar, organizar e controlar o trabalho desenvolvido dentro e fora do barracão.
Grêmio Recreativo Cultural Social Escola de Samba VAI-VAI
Departamento de Harmonia
É a Harmonia que nos deixa em perfeita harmonia
O Departamento de Harmonia na estrutura da escola de samba é o departamento responsável pelo conjunto de atribuições e deveres tangentes a garantir a unidade do desfile, impedindo erros. A eles cabe montar toda a estrutura do desfile e certificar-se de que tudo está ocorrendo como o programado.
O Departamento de Harmonia do VAI-VAI é formado por quase 100 pessoas, que estão sobe a direção de Edison Paulino, mais conhecido como BUIU.
Basicamente, a Harmonia está dividida em 3 grupos:
- Harmonias de canto e evolução
- Coordenadores de carros alegóricos
- Apresentadores de casais de MS/PB
A responsabilidade de levar toda a escola para o sambódromo, carros