Administração na escola de samba
O processo administrativo no âmbito organizacional possui um papel de extrema importância quando se trata da gerencia de uma organização. Henry Fayol, fundador da teoria clássica da administração divide o ato de administrar em planejar, organizar, dirigir e controlar.
Ao decidir criar ou implementar um modelo de gestão, inevitavelmente, recorremos as mais renomadas e tradicionais organizações do mundo. No entanto existem algumas organizações que não são consultadas, mas se forem analisadas podem demonstrar o processo administrativo: As Escolas de Samba do Rio de Janeiro.
No carnaval de 1993 a Escola de Samba Acadêmicos do Salgueiro caminhava para o décimo oitavo ano sem um único título. Dentro deste contexto o Presidente da escola na época, Miro Garcia, sabia que apenas o título não saciaria o desejo da apaixonada torcida salgueirense, a escola precisaria de um samba de enredo que entrasse para a história do carnaval carioca.
Neste trabalho vamos mostrar como a Escola de Samba Acadêmicos do Salgueiro utilizou o processo administrativo para alcançar seus objetivos. Supõe-se que a escola obteve êxito com a conquista do título, através do processo administrativo.
A importância do estudo está em mostrar que organizações informais também necessitam da utilização de técnicas especificas como Planejar, Organizar, Dirigir e Controlar, assim como em uma empresa.
2. DEFINIÇÃO DE PROCESSO ADMISTRATIVO
Henry Fayol (1841-1925), fundador da Teoria Clássica da Administração define o ato de administrar da seguinte forma: prever, organizar, comandar, coordenar e controlar. Defende que nenhuma das cinco funções essenciais precedentes tem o encargo de formular o programa de ação geral da empresa, constituir o seu corpo social, coordenar esforços e harmonizar os atos, ou seja, cada organização possui sua política, sua maneira de administrar, porém, com o auxilio de ações podem evitar desperdícios e outros aspectos negativos que possam prejudicar o