Raizes do pensamento psicologico
ESCOLA DE SAÚDE E BIOCIÊNCIAS
CURSO DE PSICOLOGIA
DISCIPLINA RAÍZES DO PENSAMENTO PSICOLÓGICO
A filosofia grega:Sócrates
Curitiba
2014
A democracia surgiu no Século V a.c, como resposta a mudanças culturais, econômicas e sociais, que englobam o desenvolvimento comercial, a organização de muitas cidades-Estado gregas e na própria necessidade de organizar de forma mais prática a sociedade. Nesse contexto histórico a preocupação maior da filosofia girou em torno da problemática ético-política. Um dos pensadores mais marcantes dessa época foi Sócrates, que de tamanha importância é considerado um divisor de águas nesse momento de transição de práticas mágicas para uma percepção mais cientifica do mundo, também houve os sofistas- contemporâneos de Sócrates.
Esses são caracterizados pela prática da retórica e oratória- também criticados pela facilidade de persuasão. Os sofistas tentavam passar ensinamentos de preparação do cidadão para a participação na vida política, mas sem agregar qualquer tipo de conhecimento puro. Os principais sofistas são:Protágoras de Abdera e Gógias de Leontinos.Em comum das principais preocupações deles, o humanismo e o relativismo: para esses filósofos as coisas não se transcendem,ou seja, elas são como realmente parecem ser.
Já Sócrates, confronta os sofistas, desenvolvendo uma necessidade de um conhecimento pura, único e verdadeiro. Esse conhecimento é alcançado através do método maiêutico. O método tem como resultado “parir” ideias através da dialética (diálogo), não impondo um conhecimento pronto.
Portanto, ao não impor nenhum conhecimento a outro individuo, Sócrates formulou sua frase mais conhecida “Só sei, que nada sei”. Diferenciando-se dos sofistas, que segundo ele influenciavam erroneamente as decisões políticas na Assembleia. Por questionar essa forma política, Sócrates foi condenado a morte e ainda suas ideias deixaram um legado, que até