As mulheres na cultura de israel
A sociedade israelita determinava que o lugar da mulher era no lar. Esperava-se que ela achasse a vida de esposa e mãe muito agradável. Evidentemente, as mulheres judias aceitavam esse papel com boa disposição.
A. A esposa ideal.
Todo homem desejava encontrar uma esposa perfeita, uma esposa que lhefizesse "bem, e não mal, todos os dias de sua vida" (Provérbios 31:12). Poucos homens, então comoagora, desejavam uma mulher mandona ou que gostasse de brigar! Provérbios 19:13 comparavauma esposa rixenta a um contínuo gotejar sobre a cabeça de alguém. Em realidade, "Melhor é morar numa terra deserta do que com a mulher rixosa e iracunda" (Provérbios 21:19).
Cena de mercado romano.
Este relevo funerário romano mostra o balcão de um negociante de aves e vegetais. Atrásdo balcão está uma vendedora. A sorte das mulheres romanas era melhor do que a da maioria das mulheres do mundoantigo.
Que qualidades entravam na composição da "esposa perfeita" no antigo Israel? Quequalidades a família procurava numa noiva para o filho? Que qualidades a mãe tentava instilar nafilha, preparando-a para ser uma boa esposa e mãe?A maioria dessas qualidades acham-se descritas num interessante poema em Provérbios 31.O poema é um acróstico ― ou seja, cada verso começa com uma letra hebraica diferente em ordem alfabética. Podíamos chamar esses versos de "ABC da Esposa Perfeita".Segundo este poema, a esposa ideal tem muitos talentos. Ela sabe cozinhar e costurar (vv.13, 15, 19, 22). Nunca desperdiça o tempo com fuxicos, mas passa o tempo em tarefas mais importantes (v. 27). Ela tem queda para ver o que precisa ser feito e o faz. Entende bem de negócios, sabe comprar e vender com sabedoria (vv. 16, 24). Contudo, ela não é egoísta. Ajuda osnecessitados e dá conselho aos que são menos sábios (v. 26). Possui, também, profunda reverência por Deus (v. 30). Tenta, por todos os modos, ser uma "auxiliadora idônea" para o marido. O poematermina dizendo que se