Teologia- Judaismo
PUC-SP
Curso de Administração
JUDAÍSMO
São Paulo
2014
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SÃO PAULO
PUC-SP
RELIGIÃO JUDAICA
Trabalho apresentado à disciplina de
Teologia do curso de graduação em Administração da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, sob a orientação do Professor Tarcísio Justino Loro.
São Paulo
2013
Sumário
1.Introdução 4
2.Aspectos Históricos 5
3.Judaísmo no Brasil 6
4.Papel da mulher no Judaísmo 7
5.Aspectos Culturais 8
6.Festas Judaicas 11
7.Rituais e Símbolos Judaicos 14
8.Conclusão 18
9.Bibliografia 19
1. Introdução
O judaísmo é considerado a primeira religião monoteísta a aparecer na história. Tem como crença principal a existência de apenas um Deus, o criador de tudo. Para os judeus, Deus fez um acordo com os hebreus, fazendo com que eles se tornassem o povo escolhido e prometendo-lhes a terra prometida, Israel. Por isso, o judaísmo é importante para a teologia, já que o princípio dessa religião é servir a Deus.
Os judeus têm vários costumes e festas e até calendário próprio, e isso faz sua cultura permanecer viva. No judaísmo houve o surgimento de várias vertentes, como a Ortodoxa, a Conservadora e a Reformista. A Conservadora, apesar de tomar como sagradas as tradições judaicas, encerra uma ideologia que permite novas interpretações dos textos sagrados. Os seguidores da vertente Reformista submetem as tradições judaicas à reavaliações, de geração a geração.
Atualmente, a fé judaica é praticada em várias regiões do mundo, porém, é no estado de Israel que se concentra o maior número de judeus do mundo.
Em termos de organização clerical, há a divisão em congregações, que escolhem individualmente seus rabinos. Os textos sagrados judaicos são: a Bíblia dos hebreus, que inclui o Torá (o Pentateuco, os cinco primeiros livros