As minhas opiniões sobre a profissão contábil
O Contabilista tem relevância primordial como profissional, embora seja posto, por muitos, em segundo plano. Seu objetivo principal é tomar conta do patrimônio das instituições, desenvolvendo atividades que são vulneráveis à influências externas. Para obter sucesso profissional na atual conjuntura, é preciso buscar, continuamente, qualificação profissional e atualização de conhecimento.
A profissão contábil tem grande importância na sociedade, já que toda e qualquer empresa necessita, obrigatoriamente, dos serviços de um profissional devidamente aprovado pelo Conselho Regional de Contabilidade como sendo o responsável contábil pela sua empresa. A Contabilidade ainda é relegada pelos próprios usuários, sendo vista até como um ‘’mal necessário’’, mas não existe empresa que consiga participar, efetivamente, no mercado e obter bons resultados, sem uma Contabilidade bem estruturada e organizada.
O Contador cuida do patrimônio das entidades, seus fenômenos e variações. Ele legaliza empresas e administra os seus tributos; registra atos e fatos contábeis; controla o ativo permanente; gerencia custos; administra o departamento pessoal; prepara obrigações acessórias; elabora demonstrações contábeis; presta consultoria e informações gerenciais; realiza auditoria interna e externa; atende solicitações de órgãos fiscalizadores; realiza perícia, além de outras ações importantes. O segmento é afetado diretamente pelas transformações tecnológicas, fiscais, legislativas, econômicas e tributárias. Podemos listar entre esses desafios a nova lei de regência, a convergência às normas IFRS, a evolução da inteligência fiscal brasileira, a implantação do Sistema Público de Escrituração Digital, o processo de certificação digital, o conhecimento do mercado de capitais, entre inúmeros outros.
Como o "novo" contador passou a ser mais cobrado, ter somente a graduação deixou de ser suficiente para ter destaque no mercado de trabalho.