Projeto de pesquisa
Josania Silva Santos
Marcos Antonio de Lima
A ÉTICA NA CONTABILIDADE: PERCEPÇÕES ACERCA DA PROFISSÃO NO BRASIL
Feira de Santana
2012
JOSANIA SANTOS
MARCOS ANTONIO
A ÉTICA NA CONTABILIDADE: PERCEPÇÕES ACERCA DA PROFISSÃO NO BRASIL Trabalho solicitado como pré-requisito para avaliação na disciplina MTC, 1º semestre do curso de Ciências Contábeis da Faculdade de Tecnologia e Ciências de Feira de Santana-Ba.
Orientador: Prof. Veruska Rangel
Feira de Santana
2012
1 INTRODUÇÃO
A contabilidade assim como outras organizações possui normas e regras para a serem seguidas. O código de Ética Profissional Contábil foi editado em 4 de setembro de 1970 através da resolução da CFC no 209 posteriormente atualizada pela CFC no 803 no dia 10 de outubro de 1996. Foi um grande avanço para a profissão que já estava bem instalada no mercado e precisava de normas que garantisse a execução de um bom trabalho por parte desses profissionais que atuam na área. Um código de ética é muito mais que uma reunião de direitos, deveres, limitações e punições.
2 OBJETIVOS
2.1 Objetivo Geral
Demonstrar a importância da ética por parte dos profissionais de contabilidade que valorizam a profissão que escolheram e segue as normas exigidas por ela.
2.2 Objetivos Específicos
Conceituar a ética dentro das organizações.
Descrever os maus profissionais que usam a profissão para cometer atos ilícitos.
Destacar a importância do profissional que valoriza sua profissão e age de acordo com as regras exigidas por ela.
3 JUSTIFICATIVA
A contabilidade tem avançado a cada dia, esse avanço exige que a área tenha profissionais sérios, habilitados de confiança e acima de tudo ética, promovendo um trabalho bem realizado de maneira clara e objetiva. As organizações esperam desse profissional seriedade no trabalho a ser exercido. Eles devem passar confiança para a sociedade, pois ainda há um preconceito por