Reíduos Indústrial
R: È originado das atividades dos diversos ramos da indústria, como metalúrgico, o químico, o petroquímico, o de papelaria, da indústria alimentícia, etc. O lixo indústrial é bastante variado, podendo ser representado por cinzas, lodos, óleos, resíduos alcalinos ou ácidos, plásticos, papel, madeira, fibras, borracha, metal, escórias, vidros, cerâmicas. Nesta categoria, inclui-se grande quantidade de lixo tóxico. Esse tipo de lixo necessita de tratamento especial pelo seu potencial de envenenamento.
2. Como se classificam os resíduos sólidos industriais pela NBR 10.004?
R: A NBR 10.004, classifica os resíduos em três classes distintas: (classe I )perigosos contaminantes e tóxicos. (classe II ) possivelmente contaminantes, não-inertes. e (classe III ) não contaminantes inertes).
3. Qual a metodologia utlizada para a classificação dos resíduos sólidos indústrial?
R: divide os resíduos sólidos industriais em duas classes I e II, como perigosos, não inertes e inertes.
4. Quais as principais diretrizes para o gerenciamento de resíduos sólidos industriais?
R: O gerenciamento de resíduos sólidos constitui um conjunto de procedimentos de gestão, planejados e implementados com o objetivo de minimizar a produção de resíduos e proporcionar aos resíduos gerados, a adequada coleta, armazenamento, tratamento, transporte e destino final adequado, visando a preservação da saúde pública e a qualidade do meio ambiente.
2ª Parte: Leia atentamente as questões a seguir e responda:
1 Aproveitamento da matéria-prima, que já foi utilizada na sua própria forma, introduzindo-a novamente ao seu ciclo de vida. Esse é um conceito de um processo de tratamento de resíduos sólidos. Assinale a alternativa abaixo que corresponde a esse conceito:
a) Reciclagem
b) Compactação
c) Incineração
d) Reaproveitamento
Assinale as afirmativas corretas:
a) () Antes da escolha do tratamento a ser aplicado aos resíduos sólidos