Politícas ambientais e seus impactos:
A empresa escolhida está no segmento automotivo fabricante de baterias com o nome fictício de STARTEC escolhida por estar altamente inserida em suas práticas e Políticas Ambientais.
Toda a sua manufatura é feita dentro da própria empresa, com isso acontece um controle melhor dos impactos gerados por ela. Começa na criação das caixas das baterias produzidas com PP (polipropileno) pigmentados de acordo com os modelos de baterias, sendo elas injetadas. Com a geração de peças não conforme (refugo) elas são separadas e levadas para o moinho onde são trituradas e moídas reaproveitando seu PP na geração de novas caixas de baterias.
Outra área de produção se chama empastamento onde existe no seu processo um produto altamente nocivo que é o óxido de chumbo onde é criado uma pasta, e nesta pasta é ligado em um lingote de chumbo gerando as placas de baterias positivas e negativas onde são colocadas em uma máquina que é picada essas placas sendo elas separadas as positivas das negativas.
Com a criação dessas placas elas são levadas para uma área chamada de sala de cura onde elas ficam por um determinado tempo (de acordo com o modelo de bateria). Depois deste tempo de cura são levadas para outra área que se chama GG (Green group) e as caixas injetadas de baterias também vão para essa área, onde começam a ser montadas as baterias ligando essas placas. Dentro da caixa de bateria ela possui divisões chamadas de células, onde em cada uma dessas células são colocadas essas placas formando uma junção de placas criando-se um circuito elétrico positivo e negativo.
Depois é levado para outra área chamada de formação onde é colocado uma primeira solução de ácido sulfúrico, essa solução de acordo com as especificações é