As manifestações do negro ( projeto de pesquisa)
A questão do negro - as manifestações perante o racismo que permanece na sociedade
Objeto de Estudo O racismo é uma problemática existente na sociedade atual, sendo, portanto, de suma importância discutir o tema, com vista a minimizar o problema das atitudes discriminatórias contra os negros do país. Este trabalho pretende criar uma consciência e abordar alguns dos traços da realidade do negro, o racismo enfrentado por ele no Brasil.
Problema de Pesquisa Admitimos a existência de problemas raciais no país? Racismo e discriminação estão presentes na consciência do povo brasileiro? Objetivos Propor a reflexão com vistas a mostrar que o racismo enfrentado pelos negros no Brasil, mesmo criminalizado pela legislação, sobrevive até os dias atuais. Todos são iguais perante a lei e a sociedade. Essa é a teoria, mas não é o que se verifica na realidade. Discriminam-se pessoas conforme a cor de sua pele, mesmo que disfarçadamente. Muitos fingem não ver e prefere não discutir esse fato, outros até dizem que em nosso país não existe esse tipo de preconceito. A proposta é mostrar que essa idéia de harmonia entre negros e brancos é falsa, e busca mascarar o genocídio que se processa ao longo de séculos contra os negros. Os autores abordados neste trabalho, como, Bacelar & Caroso (1999), Beccari (2005) e Valente (1993), apontam que a escravidão foi abolida, mas o racismo continua presente, e agora a luta é para também eliminá-lo da sociedade. Justificativa A Constituição da República Federativa do Brasil consagra referidos princípios (igualdade, liberdade, fraternidade) no artigo 5.º:
Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade.
Como afirma Beccari (2005), nesse dispositivo constitucional está inserido o princípio da