As lesmas e caracóis
Os caracóis e lesmas vivem em locais úmidos e sombreados, danificando plantas normalmente durante a noite.
Em condições nebulosas e com alta umidade, eles podem ser vistos durante o dia, após as chuvas.
Esses animais raspam com uma estrutura chamada rádula, as folhas, caules e brotos novos, podendo, em infestações severas, levar a morte das plantas.
A praga exótica
Caramujo africano veio ao Brasil como iguaria e se transformou em molusco invasor que ameaça seriamente o meio-ambiente
Caramujo gigante africano pode ocasionar a morte, pois transmite os vermes que ocasionam a peritonite e a meningite Tais espécies representam, atualmente, a segunda maior causa de perda de biodiversidade no planeta. Só perdem para os desmatamentos. Além das doenças que pode transmitir, o caramujo ataca, destrói plantações e compete por espaços com outros moluscos da fauna nativa, podendo levá-los à extinção
Em todo Brasil, Ibama e prefeituras estão realizando a coleta e eliminação adequada dos caramujos. A campanha é itinerante e realizada nos bairros onde forem detectados os moluscos invasores. As lideranças comunitárias estão sendo treinadas para ajudar na identificação correta do molusco. O mesmo acontece com agentes de saúde e professores da rede pública. O trabalho é feito diariamente e até que se consiga reduzir significativamente a quantidade de caramujos que infestam os municípios, sobretudo nos terrenos baldios.
Há no mundo cerca de 18 mil espécies de formigas, sendo que no Brasil existem mais ou menos 2 mil espécies desses insetos. Algumas delas vivem em constante contato com o homem e podem trazer diversos prejuízos.
Por exemplo, algumas formigas atacam plantas prejudicando o seu desenvolvimento e chegando até a matá-las. Plantações inteiras já foram perdidas por causa das formigas. As formigas são pragas domésticas e atacam