Controle de pragas
Remédio caseiro para controle de pragas na horta
Solução de água e sabão
Diluir 50g de sabão em pedra em 1 litro de água quente.
Após esfriar, diluir a solução em 5 litros de água e pulverizar as plantas.
Combate: pulgões, cochonilhas e lagartas
Macerado de alho
Esmagar 4 dentes de alho em 1 litro de água e deixar de molho por 12 dias. Diluir 1 litro da solução em 10 litros de água e pulverizar as plantas.
Combate: pulgões
Plantas bem adaptadas e nutridas raramente apresentam pragas, em razão do sistema imunológico saudável, com isso, boa defesa. Segundo especialistas em paisagismo e engenharia agrônoma, há diversas formas e bastante simples de prevenir e acabar com pragas e outros invasores que ameaçam a beleza e saúde das hortas e jardins.
Principais vilões, os pulgões e conferem às plantas manchas esbranquiçadas, problema que o engenheiro agrônomo e paisagista Nilton Soares Val resolve meio da pulverização com veneno caseiro. Para os pulgões, Val indica aplicações de calda de sabão. “Já as cochonilhas devem ser combatidas com tratos culturais, como diminuir a irrigação, aumentar a luminosidade sobre a planta, efetuar poda para melhorar a circulação de ar por dentro e ao redor da planta e fertilizar com produtos à base de cloreto de potássio”, recomenda o engenheiro agrônomo.
Paula Zucchi, jardineira e paisagista, indica outros dois métodos naturais para controlar as pragas: óleo de Neem, encontrado em lojas de produtos para jardinagem, e chá de fumo. No entanto, ambas as soluções devem ser usadas com frequência. “Os produtos naturais que combatem as pragas devem ser aplicados uma vez por semana, já que são mais fracos que pesticidas e produtos químicos”, adverte Paula.
A jardineira afirma que se a situação da planta estiver muito ruim, o melhor é optar por produtos químicos, como Malathion, aplicado no início da noite ou em dias nublados, já que a exposição ao sol queima as folhas da planta.