As leis de newton
Força é um dos conceitos fundamentais da Física newtoniana. Relacionado com as três leis de Newton, é uma grandeza que tem a capacidade de vencer a inérciade um corpo, modificando-lhe a velocidade. Como corolário, chega-se ao constructo de que a força pode causar deformação em um objeto Intuitivamente, a força se identifica com as noções de empuxo ou impuxo. A força, por ser também um vetor, tem dois elementos: a magnitude e a direção. A Segunda Lei de Newton , ("F=ma"), foi originalmente formulada em termos ligeiramente diferentes, mas equivalentes: a versão original afirma que a força que age sobre um objeto é igual à derivada temporal do momento linear deste objeto.
Alguns conceitos relacionados com a força: * pressão, divisão ou distribuição da força sobre a área; * arrasto, diminuição da velocidade de um objeto; * torque, momento que produz mudanças na velocidade de rotação de um objeto.
A força aplicada num corpo fixo é chamada tensão mecânica ou estresse mecânico, um termo técnico para as influências que causam deformação da matéria. Enquanto o estresse mecânico pode permanecer incorporado em um objeto sólido, gradualmente, deformá-lo, estresse mecânico em um fluido determina mudanças em sua pressão e volume.
AS LEIS DE NEWTON
# PRIMEIRA LEI OU LEI DA INERCIA :
Primeira Lei de Newton também chamada de Lei da Inércia, apresenta o seguinte enunciado:
Na ausência de forças, um corpo em repouso continua em repouso, e um corpo em movimento, continua em movimento retilíneo uniforme (MRU).
Movimento Retilíneo Uniforme é o movimento no qual a velocidade permanece constante durante todo o percurso de um corpo. A velocidade é constante e diferente de zero (V≠0) e a aceleração é nula (a = 0).
Assim, tanto Galileu quanto Newton perceberam que um corpo pode se movimentar sem que nenhuma força esteja atuando sobre ele.
Ex:
Quando uma pessoa está dentro de um ônibus em movimento e de repente o ônibus dá uma freada brusca, o