as instituiçoes sociais
AS INSTITUIÇOES SOCIAIS
ALUNO: Bênecler Rios
Trabalho apresentado para avaliação na disciplina de sociologia, do curso de Ensino Médio, turno matutino, administrado pela professora Maiby.
CUIABÁ - 2014
INTRODUÇÃO
É na família que conhecemos os nossos primeiros amores e desamores, com ela crescemos e aprendemos. É a partir da família, que a nossa personalidade se desenvolve, sem falar dos genes transmissíveis de geração para geração. Não é por acaso que a família é a instituição social mais antiga do mundo.
DESENVOLVIMENTO
A família tem passado por várias transformações nas últimas décadas. Entretanto, as funções desempenhadas pela instituição familiar no decorrer do processo de desenvolvimento psicológico de seus membros permanecem as mesmas. Com essa realidade, a adolescência e as relações familiares nessa fase do ciclo têm sido foco de varios estudos. Esta investigação objetivou apresentar uma sistematização dos resultados obtidos através de um estudo bibliográfico envolvendo os descritores: família e adolescência. A literatura consultada diz que as transformações ocorridas na sociedade, na estrutura familiar e na forma como os pais foram educados resultaram em dificuldades relacionadas à educação dos filhos, principalmente na adolescência. Além disso, a iniciação sexual e o problema das drogas têm preocupado os pais.
A família possui um papel primordial no amadurecimento e desenvolvimento biopsicossocial dos indivíduos, apresentando algumas funções primordiais, as quais podem ser juntadas em três categorias que estão super relacionadas: funções