Atividade Avaliativa
Para os sofistas a origem da vida política está relacionada à doação do fogo aos homens feita por Prometeu (semideus). Com o fogo os homens podem realizar várias tarefas descobrindo-se diferentes dos animais e percebendo que viverão melhor em comunidades dividindo trabalhos e tarefas mesmo sob proteção dos deuses, percebem que possuem problemas que exigem solução e então eram leis e instituições dando origem à comunidade política. É o desenvolvimento das técnicas e dos costumes que leva a convenções entre os humanos para vida em comunidades sob leis. A polis nasce por convenção entre os seres humanos quando percebem que lhes é mais útil a vida em comum do que em isolamento. A justiça é o consenso quanto às leis e a finalidade da política é criar e preservar esse consenso. Os sofistas defendem o caráter convencional da justiça e da lei.
Platão e Aristóteles afirmam um caráter natural da polis e da justiça.
Para Platão seres humanos e polis possuem a mesma estrutura. Os humanos dotados de três almas: a alma concupiscente, a irascível e a racional. A polis também possui estruturas com 3 partes: a classe econômica dos proprietários de terra, a classe dos guerreiros e a dos magistrados.
A cidade justa é governada pelos filósofos, administrador, administrado pelos cientistas, protegidos pelos guerreiros e mantida pelos produtores. Cada classe cumprirá sua função para o bem da polis, racionalmente dirigida pelos filósofos.
Para Aristóteles a