Empreendedorismo
1. O Brasil é um dos países que participa dessa pesquisa sobre Empreendedorismo todos os anos, desde quando o Brasil participa desse estudo?
O Brasil participa desse esforço desde 2000, onde a pesquisa é conduzida pelo instituto Brasileiro da Qualidade e Produtividade (IBQP) e com o apoio técnico e financeiro do serviço brasileiro de apoio às micro e pequenas empresas (SEBRAE).
2. Explique a relação entre empreendedorismo por necessidade e por oportunidade.
Os empreendedores por necessidade são aqueles que iniciam um empreendimento autônomo por não possuírem melhores opções de ocupação, abrindo um negocio a fim de gerar renda para si e suas famílias. Já os empreendedores por oportunidade são os que identificaram uma chance de negocio e decidiram empreender, mesmo possuindo alternativas de emprego e renda.
3. Em qual faixa etária temos a maior concentração de empreendedores?
A faixa etária mais ativa em empreendedorismo estabelecido é de 45 a 54 anos, exceto na região Centro-Oeste, onde a maior taxa encontrasse na faixa etária de 55 a 64 anos.
4. Relacione do perfil do empreendedor brasileiro.
As mulheres são a maioria (52,2%). Na região Nordeste há um indicativo de uma pequena maioria de homens (50,9%); No Brasil e em todas as suas regiões, a faixa etária onde se observa a maior frequência desses empreendedores é a de 25 a 34 anos (33,1%);
5. Como podem ser classificados os empreendimentos brasileiros?
Gênero Masculino, Aqueles com escolaridade inferior ao segundo grau completo, de famílias com até 4 pessoas e com faixa de renda inferior a três salários mínimos.
6. Explique a ‘mentalidade’ do empreendedor brasileiro.
Observa-se que, no Brasil, 37,7% dos respondentes afirmaram conhecer pessoas que abriram um negócio novo nos últimos dois anos. Dada a margem de erro da pesquisa, é possível inferir que, no que se refere a esse quesito, as diferenças entre as regiões são pouco