História da Televisão
LINHA HISTÓRICA
“A ideia de trabalhar com imagens está ligada a história da civilização. Já nos tempos primitivos, o homem deixava suas impressões em forma de desenhos para que gerações posteriores pudessem aprender ou os reverenciar.”
MAURÍCIO VALIM
Agosto de 98
Em uma ordem cronológica, a televisão surgiu só depois de invenções como a fotografia, o rádio e o cinema, porém tornou-se um dos instrumentos mais poderosos de transmissão de informações. Isso foi possível graças à facilidade de se ter um aparelho na casa das pessoas (diferente do cinema) e a transmissão, não apenas de som, como no rádio, mas também de imagem.
Desde a década de 1920, onde foram realizadas as primeiras transmissões de televisão, pelo inglês John Logie Baird, até os dias de hoje a
TV se encontra em constante evolução, seja pela qualidade do som e da imagem, pelo design e principalmente pela chegada da internet.
Empresas como a BBC de Londres (Inglaterra) e a NBC, dos EUA, foram as primeiras a formarem uma equipe para transmitir regularmente programas de TV. No Brasil, as primeiras transmissões aconteceram em 1950 pela TV Tupi de São Paulo. Essas transmissões eram vistas em preto e branco nos aparelhos de TV que tinham um tubo responsável pela formação da imagem. Em 1954 foram realizadas as primeiras transmissões em cores, nos EUA e só em 1972 no Brasil.
Hoje, graças ao avanço da tecnologia, os aparelhos de televisão mais comuns, não possuem aquele grande tubo dos primeiros aparelhos e a transmissão de imagem é feita em HD, com uma resolução bem melhor do que as primeiras imagens, porém, apesar das mudanças físicas, a televisão continua tendo a mesma importância desde sua criação, sendo responsável por informar, ditar tendências e modificar a opinião das pessoas de acordo com interesses políticos e comerciais.
PRODUÇÃO
Começando pelos telejornais, aproveitando os profissionais do rádio; passando pelas telenovelas, produto televisivo de maior