As influências anteriores behaviorismo
Hans, o Cavalo Esperto – Gênio da Matemática? Hans foi o cavalo mais famoso na história da psicologia animal. O Cavalo Esperto ficou famoso por conseguir somar e subtrair, usar frações decimais, ler, identificar moedas, jogar baralho, soletrar e reconhecer uma variedade de objetos. Respondia às perguntas feitas a ele batendo a pata um determinado número de vezes ou balançando a cabeça em direção ao objeto apropriado.
Seu conhecimento fenomenal foi testado por matemáticos famosos como tendo capacidade de raciocínio numérico equivalente a um menino de 14 anos de idade.
Wilhelm Von Osten, professor aposentado levou muitos anos ensinando os princípios da inteligência humana. Ficou muito orgulhoso com Hans. Fazia apresentações, jamais cobrou taxa pelas demonstrações do animal.
Devido aos seus esforços a parte do mundo ocidental se convenceu. Havia céticos que duvidavam, e achavam que era truque ou escândalo do século, aquela exibição da inteligência.
Essa exibição da inteligência era legítima? O que tem haver com a Psicologia?
Veremos a frente quem foi o Psicólogo que finalmente resolveu o mistério.
As influências anteriores do behaviorismo
O behaviorismo nasceu na segunda década do século XX, quando a Psicologia estava passando por uma reavaliação. O funcionalismo foi uma evolução da psicologia de W. Wundt e E.B. Titchener, enquanto o behaviorismo foi uma espécie de revolução, que rompeu com os sistemas antigos. Esse movimento foi promovido por John B. Watson.
| Watson |
O behaviorismo de Watson procurava lidar exclusivamente com os comportamentos observáveis e descritivos de forma objetiva, isto é, em termos de estímulo e resposta. Além disso, a psicologia de Watson rejeitava qualquer termo ou conceito mentalista. Na sua visão, palavra como “imagem”, “sensação”, “mente” e “consciência” adotadas desde a época da filosofia