As grandes Economicas
Educação Física
Índice
Introdução………………………………………………pág.1
Os Jogos Olímpicos na Antiguidade………………pág.2
Os Jogos Olímpicos na Era Moderna………………pág.
Conclusão……………………………………………….pág.
Bibliografia, Netografia……………………………….pág.
Anexos……………………………………………………pág.
Introdução
Os Jogos Olímpicos na Antiguidade
Os Jogos Olímpicos da Antiguidade eram um festival religioso e atlético da Grécia Antiga, que se realizava de quatro em quatro anos no santuário de Olímpia, em honra de Zeus (na religião da Grécia Antiga, Zeus é o "pai dos deuses e dos homens" que exercia a autoridade sobre os deuses olímpicos e também é o deus dos céus e dos trovões, na mitologia grega).
Como decorriam os jogos?
O programa dos Jogos Olímpicos consistia só em desportos individuais, não havia desportos de equipa. As competições decorriam no estádio e no hipódromo:
PRIMEIRO DIA
Os atletas e os juízes, faziam um juramento, obrigando-se a respeitar as regras. Seguindo esta cerimónia, realizava-se um concurso para arautos e trompetistas.
SEGUNDO DIA
Os eventos equestres tinham lugar no hipódromo. O evento mais popular era a corrida de carroças atreladas a quatro cavalos (quadriga). Havia também corridas de carroças para potros e corridas de cavalos (montados).
O pentatlo tinha lugar no estádio, durante a parte da tarde. Tinha cinco eventos: lançamento do disco, salto em comprimento, lançamento do dardo, corrida e luta.
O lançamento do disco era feito sem balanço e todos os atletas usavam o mesmo disco.
Para o salto em comprimento, eram utilizados pesos de várias formas, feitos de pedra ou metal. O evento consistia numa série de cinco saltos, que exigiam harmonia de movimento e sentido de ritmo. Para ajudar, estava sempre presente um tocador de flauta.
Para o lançamento do dardo, os atletas utilizavam uma pulseira de couro que era colocada em