Grandes potencias economicas mundiais: italia
Tecnólogo em Gestão Comercial– Prática Educativa Módulo II
RESUMO
Este trabalho consiste em um breve relato sobre a Itália, com ênfase na sua economia: principais setores econômicos, produtos produzidos nos setores agrícolas, agropecuária, indústria, importações, exportações, IDH, etc. Busca-se esclarecer aqui, através de dados e comentários a atual situação econômica da Itália.
Palavras-chave: Economia; Itália.
1 INTRODUÇÃO
Falar sobre economia pode parecer fácil, pois hoje a economia é um assunto recorrente em todas as classes sociais e envolve a todos nós.
Temos grandes economias no mundo inteiro e este trabalho visa tratar de uma delas, a italiana. A Itália é um país europeu localizado no sul do continente, seu território é banhado pelo mar mediterrâneo. É um país desenvolvido, ocupando um lugar de destaque no cenário mundial, pois apresenta um dos maiores PIB (produto interno bruto) do planeta. Com o mercado comum da união europeia, e sua moeda forte, o Euro a Itália se destaca em muitos segmentos, da indústria do conhecimento, da moda ou da indústria de serviços. O PIB italiano é próximo ao PIB inglês e ao PIB francês e a renda per capita italiana é aproximadamente a mesma renda per capita da Alemanha. Portanto o artigo abrangerá a economia e suas características, lidando com valores monetários ou seja com números representando montantes de riquezas.
A Itália é uma república parlamentar unitária localizada no centro-sul da Europa. Ao norte, faz fronteira com França, Suíça, Áustria e Eslovênia ao longo dos Alpes.
Ao sul, que consiste na totalidade da península Itálica, Sicília, Sardenha, as duas maiores ilhas no Mar Mediterrâneo, e muitas outras ilhas menores ficam no entorno do território italiano.