As funções da política social no capitalismo
DISCIPLINA: TEORIA POLÍTICA
Profº: PABLO
ALUNO: ADILSON FELIPE
RESENHA CRÍTICA
“As Funções da Política Social no Capitalismo”
Resenha Crítica apresentado Ao Professor Pablo, da disciplina Teoria Política como requisito De obtenção dá 3ª nota.
João Pessoa
2012
Livro: A Política Social do Estado Capitalista
Autor: Vicente de Paula Faleiros
“O maior castigo para aqueles que não se interessam por política é ser governado por pessoas que se importam. ” Arnold J Toynbee
Capítulo 4
As Funções da Política Social no Capitalismo
A análise da Política Social vem provocando reflexões constantes no mundo Contemporâneo fazendo analises fortes na implementação de políticas públicas que minimizem os efeitos perversos da desigualdade social.
As políticas Sociais do Estado não são instrumento de realização de um bem-estar abstrato representante das classes dominantes, todavia a historia da assistência social é bastante recente em nossa sociedade. A regulamentação do direito constitucional, por meio da Lei Orgânica da assistência social (lei n.8742 de 07/12/1993), e aprovação da política nacional de assistência social (2004).
A intervenção do estado onde foi bastante habitual considerando-se o que se chama “medidas de políticas sociais” baseando na implantação de assistência, de proteção jurídica, de prestação de serviço, de construção de equipamento sociais e subsídios.
O princípio dos seguros sociais é uma garantia adquirida pelo indivíduo em certos casos específico (risco de perda do salário ou da capacidade de trabalho, doença desemprego, velhice, acidente e invalidez). Esse direito advém dos pagamentos das