Indústria da construção civil
Aline Ribeiro; Carolina Brito; Débora Mendonça; Vanessa Bahia
Alunas do II semestre do curso de ciências contábeis da Faculdade Independente do Nordeste (FAINOR). Email: alinersf23@yahoo.com.br
Resumo: Este artigo aborda a indústria da construção civil no Brasil, apresentando desde o conceito até os impactos gerados por essa indústria. Tendo como metodologia, pesquisa em artigo científico e revista eletrônica. Estruturalmente, o artigo foi dividido em: introdução, conceito, perfil do trabalhador, crescimento e mudanças ocorridas no decorrer dos tempos, confrontando os mesmos procedimentos com os princípios de gestão e legislação ambiental e, a conclusão com considerações sobre as análises dos dados obtidos. Palavras-chave: Construção Civil. Perfil do trabalhador. Crescimento na Indústria. Impacto Ambiental.
Introdução
A construção civil tem passado por diversas mudanças entre conceitos e estruturas, visto que há muito investimento e programas propostos pelo governo, ela é hoje a insdústria que mais cresce no Brasil. Analisando a indústria civil verifica-se os progressos alcançados ao longo de sua existência. Neste sentido, foram aqui reunidos os principais fatos que resumem um boom da construção civil hoje no Brasil.
Dessa forma, tem-se gerado amplas discussões no âmbito social, econômico e político quanto aos impactos da construção civil na vida do trabalhador brasileiro e ao meio ambiente, bem como as formas de avaliação, tratamento e concessão dos benefícios.
Assim, o presente trabalho tem por objetivo analisar os benefícios e malefícios oferecidos pela construção civil a população e aos trabalhadores, tendo como metodologia pesquisa em artigos científicos e revistas eletrônicas que tratem do assunto. O estudo da base tem como objetivo apresentar os pontos positivos e negativos oferecidos pela indústria civil ao longo de sua evolução e da ênfase no crescimento do mercado imobiliário na Bahia. O método utilizado foi a pesquisa