As ferramentas tecnológicas de interação e comunicação no ava-moodle
AVA é uma sigla que significa Ambiente Virtual de Aprendizagem, surgiu na segunda metade do século XX, alavancado pelo avanço da internet (JUNIOR, 2011). Das mais diversas definições de AVA a que particularmente me parece a mais completa é a descrita por Valentini e Soares (2005):
“AVAs vai além da idéia de um conjunto de páginas educacionais na Web ou de sites com diferentes ferramentas de interação e de imersão (realidade virtual). Entendemos que um ambiente virtual de aprendizagem é um espaço social, constituindo-se de interações cognitivo-sociais sobre ou em torno de um objeto de conhecimento: um lugar na Web, “cenários onde as pessoas interagem”, mediadas pela linguagem da hipermídia, cujos fluxos de comunicação entre os interagentes são possibilitados pela interface gráfica”.
O AVA é um software instalado em uma plataforma de ensino. A este programa dá-se no nome de Moodle. O moodle foi criado em 2011 por Martin Dougiamas. Sua primeira versão data do ano de 2002 e a mais atual em 2007 (LINDEN). O Moodle disponibiliza uma grande variedade de ferramentas capazes de aumentar a eficácia de um curso online, que possibilita com facilidades o compartilhamento de materiais de estudo como as Bibliotecas, a interação entre alunos e professores através de Chats, Fóruns e Espaços de Interação, além de ser um método eficiente para avaliação e lançamento de notas. Essas ferramentas são escolhidas pelos professores de acordo com suas necessidades e seus objetivos pedagógicos (LINDEN; ROCHA, 2011).
Na EAD é necessário que o aluno seja muito mais participativo, navegue e experimente todas as ferramentas e sempre se atualize (ROCHA, 2011). Contudo, como lembra PIZZOLATO, não podemos esquecer que para um convívio harmônico e proveitoso devemos sempre lançar mão da netiqueta. A netiqueta é um conjunto de regras e boas maneiras que somados ao uso da ortografia correta e emoticons facilitam a interpretação