As fases do planejamento estratégico internacional
Objetivos da Unidade: ➢ Fixar a conceituação e as características do planejamento. Diferenciar planejamento estratégico e planejamento operacional. Destacar a importância do planejamento nas organizações empresariais
1. Conceituação
2. Características do planejamento
3. Planejamento estratégico
4. Planejamento tático
5. Planejamento operacional
3.1 CONCEITUAÇÃO
“A sofisticação tecnológica, os imensos mercados que se abriram e as maneiras de chegar a eles, a produção em massa, a concepção de tecnoestrutura empresarial, a acirrada competição inter e intranacional exigem do administrador extraordinária atenção à necessidade de, com razoável antecedência, estabelecer missões e objetivos da empresa, estudar e selecionar os caminhos alternativos, implantar a estrutura e implementar os planos e idéias escolhidas. Em outras palavras, PLANEJAR.” (Carlos T. Guimarães Lopes)
O autor insere na etapa de planejamento a definição da missão, à qual denomina objetivo determinado. Dos objetivos e das diretrizes à continuidade, o mesmo se refere como sendo o objetivo natural da organização.
A missão (objetivo determinado) e a continuidade (objetivo natural) são objetivos permanentes a serem perseguidos pela empresa, sendo frutos de um planejamento que antecede a todos os demais. A partir daí pode-se conceituar o planejamento em um sentido amplo, como sendo a determinação dos objetivos a serem atingidos e dos meios pelos quais esses objetivos devem ser alcançados. É a ponte que serve de elo entre o estágio onde estamos e o estágio para onde vamos.
Dentre os fatores que impactam o planejamento estão as premissas do cumprimento da missão, da manutenção da continuidade, o modelo de gestão e a responsabilidade social da empresa.
Os principais fatores que comprometem a responsabilidade social da empresa vêm sendo: • As agressões ao sistema ecológico: desmatamento desordenado, queimadas, extensas monoculturas,