As estruturas de mercado
a) O que é monopólio? Dê um exemplo.
A palavra monopólio vem do grego que significa “um vendedor”, mono = um + polein = vendedor.
Monopólio é uma situação econômica onde um único vendedor tem o controle total das vendas de uma determinada mercadoria ou serviço. Nessa situação falta concorrência, e como conseqüência os preços praticados são sempre superiores e também não há preocupação em melhoria ou inovação dos produtos ou serviços. Essa é uma situação bastante desleal para com os consumidores e para que isso não aconteça, o governo intervém com leis antimonopólio.
Exemplo: A COELBA (Companhia de Eletricidade da Bahia) controla mais de 98% da energia elétrica que distribui da Companhia Hidroelétrica do São Francisco – CHESF, geradora que atende 8 estados brasileiros. O órgão público fiscalização é a ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica).
b) O que é oligopólio?
A palavra vem do grego que significa “poucos vendedores”, oligo = poucos + poleins = vendedores.
O oligopólio é uma situação no mercado econômico, onde um determinado produto é controlado por um grupo pequeno de empresários, onde cada oligopolista está sempre por dentro das decisões dos outros; por isso que a decisão de um compromete a decisão dos outros.
No oligopólio os empresários aproveitam de sua posição privilegiada e controlam os preços dos produtos fixando-os mais altos e produzindo em menor quantidade, com isso mantém o poder e evita a competição.
c) O que é cartel? Quais as conseqüências de sua existência?
Cartel é uma situação econômica, onde alguns empresários que atuam no mesmo ramo, se unem para evitar a concorrência entre si, estabelecendo preços de vendas de seu produto. Essas empresas continuam sendo individualizada, mas devem respeitar as regras estabelecidas.
As principais características do sistema de cartel são: fixação e controle de preços; fixação da margem de lucro; controle do nível de produção e condições de venda.
As