As epistolas de paulo
AT. 15: 23 SAÚDE RM 16:16 1CO16:20 2CO 13:12 ÓSCULO SANTO FP.4:21-23 CL 4: 18 HB. 13:25 GRAÇA 1PE 5:14 PAZ Jesus mencionou a expressão: "Paz seja convosco" Lc.24.36, Jo.20.19
Mas, de fato, houve muitas frases usadas pelos cristãos do primeiro século, quando se encontravam e expressavam o desejo para o bem-estar do outro (note os textos citados acima). É claro que não é errado desejar sinceramente a um irmão que sinta a paz de Cristo, mas não devemos nunca impor uma forma específica de saudação.
Saudações são simplesmente isso: saudações. E, entre irmãos, deverão ser o reflexo sincero do amor e do cuidado que os verdadeiros discípulos compartilham.
1Coríntios 1.10-16
Os crentes de Corinto brigavam por quererem ostentar o partidarismo de um dos líderes da igreja naquela época. Paulo e Apolo tinham exercido influência para a formação daquela igreja. Agora que não estavam mais presentes entre eles, ficavam os coríntios discutindo se era melhor "ser de Paulo ou ser de Apolo", como se tal conceito de origem da fé e salvação tivesse algum valor. Paulo vai dizer-lhes com crueza que eles estavam discutindo por algo muito pueril, já que nenhum dos nomes citados tinha qualquer significado para a salvação deles:
Os coríntios, em vez de se preocuparem com o crescimento espiritual de sua fé e vida cristã, ficavam discutindo por coisas de somenos importância. Nem Paulo nem Apolo, embora o apóstolo não cite o seu nome, por uma questão de ética, têm competência para a salvação dos homens. Só Cristo possui esta condição.
1Coríntios 1.17-24
Chega a argumentar que a busca pela pregação do evangelho em tom de muita sabedoria e filosofia era inócua, pois tornaria vão o sacrifício de Cristo na cruz. E é isto que dá valor à salvação de Deus. Enquanto a cruz seria vista como "loucura" para os sábios e entendidos, para os que creem e são salvos ela é o próprio poder de Deus para a salvação dos homens.
1Coríntios 1.25-31
– "Porque a loucura de