Metodologia de pesquisa e elaboração de projetos
Faculdade de Ciência Sociais e Humanas Sobral Pinto – FIAESP
Metodologia de Pesquisa e Elaboração de Projetos
Eunice Amarantes de Oliveira; Gláucia Soares Farinelli; Janaina Soares dos Santos; Júlia da Silva Santana; Maira R. Carvalho; Sérgio Queiroz Pereira do Amaral. Profª: Edilene Luzia Reis Machado
Rondonópolis
Abril de 2012
Metodologia
Nesta etapa você irá definir onde e como será realizada a pesquisa. Definirá o tipo de pesquisa, a população (universo da pesquisa), a amostragem, os instrumentos de coleta de dados e a forma como pretende tabular e analisar seus dados.
População (ou universo da pesquisa) é a totalidade de indivíduos que possuem as mesmas características definidas para um determinado estudo. Amostra é parte da população ou do universo, selecionada de acordo com uma regra ou plano. A amostra pode ser probabilística e não-probabilística. Amostras não-probabilísticas podem ser: * amostras acidentais: compostas por acaso, com pessoas que vão aparecendo; * amostras por quotas: diversos elementos constantes da população/universo, na mesma proporção; * amostras intencionais: escolhidos casos para a amostra que representem o “bom julgamento” da população/universo.
Amostras probabilísticas são compostas por sorteio e podem ser: * amostras casuais simples: cada elemento da população tem oportunidade igual de ser incluído na amostra; * amostras casuais estratificadas: cada estrato, definido previamente, estará representado na amostra; * amostras por agrupamento: reunião de amostras representativas de uma população.
Para definição das amostras recomenda-se a aplicação de técnicas estatísticas. Barbetta (1999) fornece uma abordagem muito didática referente à delimitação de amostras e ao emprego da estatística em pesquisas.
Coleta de Dados
Nesta etapa você fará a pesquisa de campo propriamente dita. Para obter êxito neste processo, duas qualidades são fundamentais: a