Paulo e suas epistolas
De fato Paulo é alguém que prestou muito serviço a Cristo sendo uma das pessoas mais importantes no que se diz Cristianismo primitivo, mas logicamente não maior que Jesus Cristo, e é verdade que seu papel ímpar revela isso muito bem, o apóstolo chamado pelo próprio Cristo.
Creio que o Senhor vendo sua capacitação (Paulo) no meio ao qual vivia, em Tarso lugar culto e importante, em relação ao domínio Romano, além de seu conhecimento do judaísmo e farisaísmo, sendo assim como o próprio Paulo reconhece que ele é algo provido pelo próprio Senhor para anunciar o Evangelho da Salvação em Cristo Jesus aos gentios.
Isso de fato mostra que todas as coisas estão no domínio do Senhor.
Seu intelecto e grande capacidade nos escritos antigos o Pentateuco e os profetas, junto com o que os escritores apontam por influência helenística e até mística como aponta o escritor Richard Reitzenstein, Wihelm Boussete e Rudolf Bultmann. Mas entendo que na verdade Paulo compreendeu muito bem a dinâmica salvadora em Cristo e conciliou isso com o Pentateuco e os profetas, pela revelação dada pelo próprio Jesus, não sendo nada de forma mística ou alucinada.
Vemos o seu grande empenho em relação a suas viagens missionárias e a sua grande contribuição dos ensinamentos cristãos por meio de suas epístolas que até hoje nos emocionam com essa grandiosa graça que o Senhor lhe deu.
Seu rol de material literário é grande, em vista dos demais apóstolos.
Embora haja muitas controvérsias em como, quando e se de fato as datas correspondem aquilo que foi deixado por Lucas e pelo próprio Paulo, não me influenciam de forma negativa, naquilo que as cartas paulinas ensinam, o que vejo aqui na verdade é Deus se manifestando com poder e graça por meio desses homens, inclusive em Paulo como um grande servo do Senhor Jesus, com demonstração de ousadia, poder e amor pela noiva de Cristo .