Teologia de paulo na epistola aos romano
Programa de Integralização de Créditos em Teologia – CONVALIDAÇÃO
FACULDADE DA IGREJA MINISTÉRIO FAMA
Programa de Integralização de Créditos em Teologia – CONVALIDAÇÃO
TEOLOGIA DE PAULO NA EPISTOLA AOS ROMANOS
RICHARD ANDERSON NEVES DE LIMA
RESUMO
PALAVRAS-CHAVES:
1 INTRODUÇÃO
O Dr Russell Normam Champlin em sua introdução a epistola de Paulo afirma que “acima de todos os outros livros neotestamantários, a epístola aos Romanos expressa a teologia paulina, a qual tem determinado rumo do pensamento teológico da Igreja cristão. Francis L. Patton, ex-presidente da Universidade de Princeton é categórico em afirmar a única esperança do cristianismo está na reabilitação da teologia paulina.
O objetivo desta pesquisa é demonstrar, por intermédio de uma breve análise, portanto que a epístola de Paulo aos Romanos é verdadeiramente a mais importante peça do Novo Testamento (Lutero), pois coloca a teologia paulina em escopo.
Inicialmente, trataremos de importância Histórica da epístola, objetivando fornecer informações para que o leitor possa perceber o quão prática é a teologia em Romanos.
Em segundo lugar, faremos um histórico da vida do apostolo Paulo buscando entender quais mudanças o seu encontro com Cristo lhe trouxe e quais as implicações disto vieram a refletir na epístola.
Terceiro, discutiremos a autenticidade da carta tomando com base o seu lugar no corpus Paulinus e sua posição no canom.
Trataremos da origem e local desta Igreja, para que tenhamos uma compreensão do que é, e o porquê, o apostolo tinha em mente ao escrever a epistola, e como era a relação dos crente ali (gentios/judeus).
Ainda analisando de uma forma sintetizada quais as consequências de se deixar os ensinamentos desta epístola.
Esta pesquisa busca tratar das implicações da teologia de Paulo dentro da epistola aos Romanos e quais suas influências na História da Igreja. A epistola aos Romanos é um legado na vida da igreja.