As engenharias
Núcleo de Tecnologia
Engenharia de Produção
Aluno: Plínio Marcio da Silva Ramos
Professor:
As engenharias Segundo os autores do texto, a atuação das engenharias se desenvolve de forma vertical e horizontal. No sentido vertical estão os vários níveis de aprofundamento da carreira e formas de atuar nela. Os cursos de aperfeiçoamento, de especialização definem de alguma forma, a atuação profissional através de algumas áreas de especialização. Nas especializações horizontais, cada uma delas possui características próprias e se ocupa de atividades de um ramo específico de atuação. Entretanto é sabido que os dinamismos das profissões constantemente evoluem no sentido da busca de novos conhecimentos.
Em relação às outras engenharias a engenharia de produção é uma habilitação nova e que de acordo com o International Institute of Industrial Engineering (IIIE) e a Associação Brasileira de Engenharia de Produção (ABEPRO): A engenharia de produção dedica-se à concepção, melhoria e implementação de sistemas que envolvem pessoas, materiais, informações, equipamentos, energia e o ambiente e que tem como função promover a expansão do consumo, por meio da redução do custo dos serviços e mercadorias e da maior eficiência dos sistemas produtivos. Para isso, o engenheiro de produção precisa conhecer muito bem o mercado, o estágio de desenvolvimento do país como também compete ao engenheiro especificar, prever e avaliar os resultados obtidos destes sistemas para a sociedade e o meio ambiente.
Uma das características deste curso e que difere este ramo da engenharia para as outras engenharias é que este curso faz com que o profissional de produção tenha uma ampla visão de tudo que acontece em uma indústria, e também com que tenha todas as respostas para os possíveis problemas da empresa e justamente por ser um curso em que se estuda um pouco de cada engenharia complementadas por disciplinas de administração.