As empresas que oferecem servi os
Na visão gerencial dos serviços, a distinção entre indústria de manufatura e indústria de serviços torna-se irrelevante, pois as características dos serviços também podem ser identificadas em atividades de empresas do setor de manufatura.
Se você reparar bem, quase todas as empresas, em maior ou menor grau, produzem ou fornecem um composto de bens e serviços. Toda produção (na indústria ou nos serviços) gera um “produto”, que nada mais é que um “pacote” de benefícios oferecido ao cliente. O pacote oferecido ao cliente pode ter predominância de bens ou de serviços.
Dificilmente uma empresa irá situar-se em uma das extremidades do continuum, ou seja, é pouco provável que uma empresa ofereça um serviço puro, ou um bem puro. Mesmo que fosse possível, seria inútil tentar definir a proporção exata entre os bens e os serviços do pacote oferecido por uma empresa.
Empresas tipicamente industriais possuem serviços internos que darão suporte às funções de manufatura, por exemplo: manutenção, serviços de alimentação coletiva e segurança industrial. As indústrias de manufatura também podem ter serviços externos que são oferecidos ao cliente final, tais como assistência técnica ou provisão de informações via call center.
Esses serviços podem ser denominados de “serviços facilitadores”, pois facilitam a venda dos bens produzidos pela empresa.
Muitas vezes, o cliente compra um bem não porque ele seja melhor ou mais barato, mas pelos serviços que estão associados.
Já as empresas prestadoras de serviços possuem bens que podem ser, ou não, oferecidos aos seus clientes. Algumas empresas utilizam materiais consumíveis no processo de prestação do serviço (material de limpeza em hotéis, seringas em laboratórios de análises clínicas, etc.), mas que não fazem parte do pacote oferecido ao