AS DOENÇAS QUE MATAM OBREIROS
SEMINÁRIO PARA OBREIROS – Novo Ayrão
Tema: AS DOENÇAS QUE MATAM OBREIROS
CARACTERÍSTICAS DE UM MINISTRO
O apóstolo Paulo ao instruir Timóteo e Tito sobre o ministério, ou episcopado, ou liderança congregacional, ele lista os principais requisitos para se tornar um ministro de Deus.
1Tm 3:1-7 “Eis uma declaração na qual se pode confiar: se alguém deseja ser líder congregacional, procura uma tarefa nobre. O líder congregacional deve ser irrepreensível, fiel à sua mulher, moderado, ter autocontrole, ser ordeiro, hospitaleiro e capaz para ensinar. Ele não deve beber excessivamente, nem se meter em brigas: ao contrário, deve ser afável e pacífico. Não deve amar o dinheiro. Deve cuidar bem da própria casa, tendo filhos obedientes que o respeitem. Se o homem não consegue cuidar da própria casa, como será capaz de tomar conta da comunidade messiânica que pertence a Deus? Não pode ser crente há pouco tempo, porque poderia encher-se de orgulho e, assim, incorrer na mesma condenação que o Adversário. Além do mais, deve ter boa reputação perante os de fora, para que não caia em desgraça nem na armadilha do Adversário”. (Bíblia Judaica Completa David H.Stern)
Tt 1:5-9 “A razão de tê-lo deixado em Creta foi para que vocês pudesse se dedicar aos assuntos ainda não resolvidos e indicar líderes congregacionais em cada cidade – essas foram minhas instruções. O líder deve ser irrepreensível, casado com uma só mulher, com filhos crentes que não tenham a reputação de rebeldes nem insubmissos. Por ser um supervisor, alguém encarregado dos assuntos de Deus, ele deve ser irrepreensível – não orgulhoso, não irritadiço, não deve beber excessivamente, não deve entrar em brigas, nem ser ávido por lucros desonesto. Ao contrário, deve ser hospitaleiro, amigo do bem, da sensatez, da justiça, da santidade e do domínio próprio. Deve sustentar com firmeza a mensagem fiel de acordo com a doutrina; para que, mediante o ensino correto, seja capaz de