Características e semelhanças entre os livros: O Príncipe, O Príncipe Eletrônico e O Moderno Príncipe.
Neste texto serão delineadas as principais características dos livros: “O Príncipe” de Maquiavel,” O príncipe eletrônico” de Octavio Ianni e “O Moderno Príncipe” de Gramsci e como eles podem se interligar.
Primeiramente o livro de Maquiavel se refere a um manual de como um príncipe deve agir durante seu principado, em que se pode afirmar que há uma nítida separação da política com a ética, pois através de fatos históricos ele comprova que para se ter o poder nem tudo acontece como deveria ser. Maquiavel introduz a virtù e a fortuna na política, sendo que a primeira se destaca como sendo a capacidade do governante de resolver os problemas que não eram previsíveis, já o segundo é uma forma de desafio ao governante e nem sempre é bem visto, pois ao viver em função da fortuna o mesmo poderá cair em uma armadilha.
Em sua obra Maquiavel coloca três tipos de principado, sendo eles: novos, mistos e hereditários; para se obter estes principados deve usar a lógica da virtù e fortuna. Ao decorrer do texto as colocações feitas por Maquiavel pode-se afirmar que com todas as afirmações postas por ele e os fatos históricos é sempre uma forma de afirmação do Estado.
O livro “O Príncipe Eletrônico” retrata como a globalização como forma de dominação política, coloca-se também que s tecnologias podem intensificar a integração em vários âmbitos de nossa sociedade. É correto afirmar que “O Príncipe Eletrônico” utiliza a alienação para “comprar” os indivíduos de classe social mais baixa, pois a mídia é uma arma da classe dominante. O autor também coloca que a mídia pode tornar a mercadoria como uma ideologia, ou seja, tornar um produto como um item de necessidade.
Octavio Ianni coloca que há uma dissolução do publico e do privado e esta dissolução também ocorre da política em relação à cultura de massa. Ianni afirma que a política pode se transformar em propaganda e cita o