As diversas mídias e o uso destas na educação
Realizamos uma pesquisa com algumas professoras do ensino fundamental sobre o uso das mídias no processo de aprendizagem e com os dados obtidos, notamos que os recursos tecnológicos mais utilizados nas escolas são: TV, que abrange programas de televisão e DVDs direcionados aos conteúdos programáticos, e computador utilizando como ferramenta principal os conteúdos da internet.
Baseando-me nas informações obtidas, os recursos tecnológicos são utilizados verdadeiramente como estratégia de aprendizagem, e não como subterfúgio para um imprevisto. Posso afirmar que essas ferramentas servem para aproximar os alunos dos conteúdos, normalmente criando um ambiente lúdico e exemplificando com a ficção os conteúdos pedagógicos, servem também para facilitar as pesquisas e incentivar a busca continua da informação e do conhecimento.
Em minha opinião, das atividades mencionadas as mais interessantes foram:
Em primeiro lugar, o uso de filmes que apresentam temas que sensibilizam os alunos a determinadas ações, como por exemplo, a professora que usou como tema um golfinho que perdeu a nadadeira e precisa utilizar uma prótese mecânica (professora entrevistada da Vanessa de Oliveira). Achei de grande valor este conteúdo, principalmente em um período onde focamos tanto ensinar os devidos valores e respeitar as diferenças, em uma época que combatemos o tão temido “bullying” que tem causado tanto mal aos alunos.
Em segundo lugar, a internet, o incentivo a pesquisa e a leitura, claro que de forma direcionada como na entrevista feita pela Simone Rosa e também na da Valdelice Fusco, onde de um tema apresentado em aula é feita à pesquisa, anotações, debates e a partir daí a soma do conhecimento adquirido, o que lembra o ensino a distância, onde grande parte do conhecimento é adquirido pelo esforço, só que no caso mencionado ainda há o suporte presencial da professora, o que torna muito eficaz.
Por último, achei muitíssimo interessante