As direções da Renovação do Serviço Social no Brasil
Faculdade Brasileira de Ensino, Pesquisa e Extensão (FABEX)
Avenida Rio Grande do Sul, 1442 – Bairro dos Estado -João Pessoa – PB
Graduação em Serviço Social
ResumoO presente trabalho tem por objetivo refletir sobre os desafios do Assistente Social no SUS e utiliza este estilo científico para elaborar uma breve exposição do tema e assim contribuir para a construção de saberes junto ao Serviço Social.
1. Introdução
O presente artigo é fruto da II SIMPEX – Semana de palestras, Ensino e Extensão realizado na FABEX (Faculdade Brasileira de Ensino, Pesquisa e Extensão) em comemoração ao dia do Assistente Social. Está abordou temas associados à teoria e a prática profissional.
“Os desafios do Assistente Social brasileiro no SUS na atualidade” é um dos contextos que mais nos inquietou a desenvolver este trabalho frente a uma realidade a qual nos chama a intervir enquanto futuros profissionais, frente às unidades de saúde brasileira.
Aqui abordaremos o papel da categoria junto ao Sistema Único de Saúde no Brasil, a democratização e precarização de seus serviços, bem como a “Política de atenção básica”, numa relação entre um EU e um TU, que refletirá na garantia de um direito de todo e um dever do Estado“(Artigo 196).
2. Proposta
Os desasfios do Assistente Social junto à saúde caracterizam uma grande luta da categoria frente a uma realidade social primitiva que avança a cada século: “a luta de classes”.
É neste cenário conteporânio que refletimos junto com os Assistentes Sociais as marcas de um processo que pouco evoluiu dentro da saúde, onde a mesma apresenta o melhor projeto internacional , no entanto, na prática trás inúmeros desafios.
A democratização da saúde e a precarização técnica-metodológica mostram o motivo pelo qual o número de convênios médicos cresceram absurdamente a cada ano. Infelizmente a saúde é vista como moeda de troca, assim, como as políticas