Serviço
O lapso histórico que é coberto pela vigência da autocracia burguesa no Brasil demarca também uma quadra extremamente importante e significativa no envolver do serviço social no país. Do estrito ponto de vista profissional, o fenômeno mais característico desta quadra relaciona-se á renovação do serviço social alteram-se muitas demandas praticas a ele colocadas e a sua inserção na estrutura organizacionais institucionais a reprodução da categoria profissional a formação dos seus quadros técnicos vai-se profundamente redimensionada e seus referenciais teóricos culturais e ideológicos sofreram giros sensíveis. Este rearranjo global indica que os movimentos ocorridos neste marco configuram bem mais que o resultante do acumulo que a profissão vinha operando desde antes. A autocracia burguesa. Os três lustros que desmarcaram no Brasil a forma aberta autocracia burguesa (Fernandes 1975), constituído mesmo, no curso d seu desdobramento, um regime político ditatorial terrorista assinalaram, para a totalidade de sociedade brasileira, uma funda inflexão afirmaram uma tendência de desenvolvimento econômico social e político que acabou por modelar um país novo.
2- INDENTIFIQUE AS ‘’ CONDIÇOES NOVAS’’ EMERGENTES NA AUTOCRACIA BURGUESA NO BRASIL E, EM SEGUIDA, APRESENTE COMO INTERFEREM NO SS NOS NIVEIS DE SUA PRATICA E DE SUA FORMAÇAO PROFISSIONAL.
Salientar o vinculo entre a autocracia burguesa e a renovação do serviço social não é mesmo que sugerir que a estratégia e o sentindo da ditatura jogaram , intencional e prioritariamente , na erosão e na deslegitimação das formas profissionais consagradas e vigente a época da emersão e consolidação. Pelo contrario: ate o final da década de sessenta , e entretanto pelos anos setenta inclusive , discurso e na ação governamentais há um claro componente de validação e reforço