As diferentes formas de generos textuais
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTOS
LUBIENE ALVES DE SOUZA RA: 351539
EURIÂNIA MORAIS SILVA RA: 369813
LUCIMAR FREITAS DA SILVA NUNES RA: 351565
ANA REGINA SOUZA SOARES RA: 387668
FABIO CARVALHO RIBEIRO RA: 353997
CASSILÂNDIA- MS 2012
AS DIFERENTES FORMAS DE GENEROS TEXTUAIS. De acordo com a visão do grupo a concepção de leitura varia conforme a visão do sujeito: língua, texto e sentido. Ao ler o texto o leitor percebera os sentidos que o autor pretende informar.
O foco no texto leva em conta o sistema estrutural da língua como o sistema de código, o leitor vai identificar, reconhecer, decodificar os sentidos que o autor expressa em seu texto.
A pratica da leitura desperta sentimentos e emoções. A leitura pode ser interpretada de varias maneiras diferentes, baseada em experiências sensoriais como representações e lembranças do autor.
A leitura não é uma simples decodificação, ela mostra a idéia que o autor quer demonstrar como: o conhecimento, a ocasião e o sentimento sobre o assunto do texto ou livro “quanto mais conhecimento o autor tiver mais prazerosa será a leitura”. O autor ira conseguir transmitir suas idéias, emoções e experiência.
Os gêneros textuais variam desde um simples dialogo a uma tese cientifica e por serem frutos de uma sociedade, são carregados de elementos que caracterizam o contexto em que são empregados. São diversos os gêneros textuais, o tempo todos,escolhemos diversos deles para diversas praticas sociais, seguindo sempre a necessidade temática,a relação entre os interlocutores e a vontade de apresentar.Enquadram –se também nessas praticas comunicativas:dialogo face a face, bilhete,carta (pessoal,comercial etc), receita culinária, horóscopo, artigo, romance, conto, novela, cardápio de restaurante, lista de compras, aula virtual, piadas, inquérito policial, oficio, requerimento, atas, relatórios, crônica, mini conto, fabulas, poesia, anuncio,