As Cruzadas
O feudalismo foi um sistema implantado na Europa Ocidental, durante os séculos X – XIII,que foram resultados de uma longa gestação, mesclando dois tipos de elementos os romanos e os germânicos.
Os elementos romano:
Colonato = sistema servil. Desenvolveu-se durante a crise na Europa ,e colocava-os empobrecidos para trabalhar como colonos, para os donos de grandes terras, em troca ganharam terras e proteção.
Enfraquecimento do poder centralizado = administração romana não tinha mais condições de impor autoridade, e conduziu à ampliação do poder para os donos de terras. Os elementos germânicos:
Economia agropastoril= base de sua economia, era a agropecuária, para a comercialização.
Comitatus= instituição com laços de fidelidade entre o chefe militar e seus guerreiros.
Beneficium = instituto pelo qual os militares mais poderosos, concediam guerreiros em troca de posses de terras.
O processo de formação do Feudalismo, abrangia muitos territórios, uma das regiões conhecidas, seria onde atualmente fica a França, Alemanha, Inglaterra e uma parte da Itália:
Houveram enfraquecimento do poder central, e fortalecimento aos donos de terras, existência de vínculos pessoias,entre os poderosos e fracos, assim como a perda nas atividades comerciais urbanas.
No poder politico o enfraquecimento dos governos centrais na Europa, pois quem comandava era os donos de terras, que governavam exercendo autoridade administrativas judicial e militar
Suserania e vassalagem, os vários núcleos do poder politico era laços estabelecidos entre membros da nobreza a partir da concessão do feudos. Colocavam-se os nomes de senhor ou suserano,o nobre que concedia feudos a outro nobre,pois devia fidelidade e prestação de serviço. Essa transição era feita através de uma cerimonia,que contava com dois momentos principais a homenagem (quando jurava-se fidelidade) e a investidura (ato da troca do feudo ao vassalo). Suserano devia proteger militarmente seus vassalos