O ultimo Cangaceiro
Ouvindo as histórias que sua avó contava decidiu seguir os passos de Maria Bonita, aquela que havia largado tudo para ficar ao lado de quem havia se apaixonado. Lampião, era o nome do cangaceiro. Sua mãe Marinalva dizia que as historias não eram reais, mas a avó nem se importava e contnuava a contar para seu neto. Sempre encantado com as histórias que sua avó Dôquinha contava decidiu seguir como seu avô. Em uma noite esperou sua mãe e sua avó Dôquinha dormir para arrumar seu burrico e partir antes que alguem o pudesse impedir. Um pouco ja distante parou e perguntou para moradores onde ficava um lugar chamado de Parte Nenhuma, pois lá ficava os cangaeiros. Alguns moradores entenderam isto como uma onda de assaltos e outros como se ele fosse um doido. Os moradores que entenderam comouma onda de assalto foram atrás do delegado para informar o que estava acontecendo. O delegado então decide ver de perto o ocorrido. Quando o conheceu achou que Zé Jiló era louca, entao ele ja perguntou para o delegado cmo fazia para chegar em um lugar chamado Parte Nenhuma. O delegado disfarçando o riso explicou ao garoto como chegar ao local procurado.
Liberado pelo delegado, pegou seu burrico e suas coisas coisas e caminhou ate um lugar como o reconheceu de Parte Nenhuma. Era um corrego que parou para matar a sede. Sem saber direito onde estava, tentou perguntar para confirmar qual era aquele lugar, porem não passava ninguem por ali. Caiu a noite, logo Zé Jiló arrumou-se para descansar.
Assim que amanheceu tratou de levantar e começar a procurar seu grupo de cangaceiro. Rodeando sem saber ao certo se desistia ou continuava, encontrou uma montanha e parou ja desanimado pensado se sua mãe estava com a razão quando dizia que era invenção de sua avó. Ate que avistou um magote de cangaceiros todos