As Cruzadas O Movimento Religioso Da Idade M Dia
As Cruzadas foram expedições militares religiosas promovidas pela Igreja católica entre o final do século XI (primeira Cruzada) até o século XIII (oitava Cruzada). O objetivo religioso era libertar Jerusalém, na Palestina (chamada Terra Santa), que se encontrava em poder dos muçulmanos (considerados infiéis pelos cristãos). E em troca. os cruzados receberiam da Igreja Católica o perdão pelos seus pecados e a vida eterna no céu.
As Cruzadas foram formadas por uma multidão heterogênea de homens, mulheres e até mesmo crianças. Essas expedições levavam enormes bandeiras com uma cruz vermelha ao centro e seus participantes costuravam uma cruz de tecido sobre a roupa como sinal de voto prestado. Surgiu daí o nome “Cruzada”, que passou a ser usado apenas no século XIII com o declínio do movimento.
A partir do século XI a sociedade medieval começou a sofrer profundas transformações que contribuíram para a efetivação do movimento cruzadista?
Fim das invasões bárbaras e estabilidade européia;
Aumento da produção de alimentos e da população.
Este rápido aumento da população fez com que a produção de alimentos não fosse suficiente para alimentar o número crescente de pessoas. Muitos servos foram expulsos dos feudos senhoriais, tornando-se uma massa de miseráveis. Alem disso, muitos nobres não herdavam o feudo uma vez que só o primogênito tinha direito sobre a posse da terra. Este excedente populacional foi utilizado na campanha das Cruzadas!
Em 1095 o papa Urbano II convocou os fiéis a participarem das Cruzadas. Milhares de pessoas atenderam o chamado do papa. Mas será que todos estavam imbuídos de sentimento religioso? Fique atento, havia vários interesses em jogo!
Os nobres aderiram às Cruzadas em busca de riquezas e terras no Oriente;
Os servos viam nas Cruzadas uma oportunidade de melhorar suas condições de vida, rompendo com os laços de servidão que os prendiam aos senhores feudais;
Os mercadores, principalmente os das