: As correntes sociológicas de Auguste Comte; Émile Durkheim; Karl Marx
Os pensadores I: As correntes sociológicas de Auguste Comte; Émile Durkheim; Karl Marx
Manaus- Am
CETI Marcantônio Vilaça II – 2º Colégio Militar da Polícia Militar
Equipe: Ádria Batista / Nº 01
Deborah Meireles / N 16
Fernanda Sousa / Nº 21
Giovana Wolter / Nº 24
Nayra Souza / Nº 41
Stephanny Dias / Nº 52
Victor Daniel / Nº 53
Os pensadores I: As correntes sociológicas de Auguste Comte; Émile Durkheim; Karl Marx
Trabalho apresentado pela disciplina de Sociologia do ensino médio do II CMPM, com requisito parcial para avaliação bimestral regido pela professora Silvia.
Manaus- 2014
Introdução
A Sociologia é um pensamento que permeia a sociedade moderna desde seu nascimento, tentando entender o mundo atual. O termo Sociologia foi criado por Auguste Comte (1798–1857), em 1823. Considerado o pai da Sociologia, Comte queria unir todas as ciências em um esquema que acabou sendo conhecido como Positivismo. Com essa teoria ha o processo da evolução da humanidade saiu do universo religioso. Mas o Caminho que Auguste Comte seguiu não foi o único que norteou a Sociologia. Um dos maiores pensadores desse assunto foi Émile Durkheim (1858–1917), ele foi responsáveis por tornar a Sociologia matéria acadêmica, sendo aceita como ciência social. Outro grande pensador e sociólogo foi Karl Marx (1818–1883) conhecido por seus estudos e causas sociais e deu origem ao Marxismo.
Desenvolvimento Entre os séculos XVII e XIX ocorreram muitas mudanças na sociedade, e esse conjunto de mudanças ficou conhecido historicamente com Revolução Industrial. Portanto, o surgimento da sociologia ocorreu de forma muito direta, com o intuito de explicar essas mudanças da sociedade de uma forma mais ampla e cientifica. Tentando explicar essas mudanças surgiu Auguste Comte, um francês, nascido em 1798. Ele foi o primeiro a usar o