As cinco grandes conferencias
Disciplina: Historia das Relações Internacionais II
As Cinco Grandes Conferencias
O destino da guerra fria não foi discutido após 1945, mas durante a guerra. Vários acordos e desacordos entre a Grã Bretanha, EUA e URSS para decidir a condução da guerra, que então em 1943 ocorreu a conferencia de Casablanca que é uma das cinco grandes conferencias. A conferencia de Casablanca ocorreu em um hotel em casa lança e teve a participação do presidente dos estados unidos Roosevelt, primeiro ministro britânico Churchill e representando as forças francesas generais Charles de Gaulle , e Henri Giraud. Essa conferencia teve como objetivo, traçar estratégias para acabar com as forças de Mussolini e invadir a Itália, e Roosevelt levou com ele uma declaração pronta de condições do rendimento alemão, que ficou conhecido como Rendição Incondicional.
Em novembro de 1943, então houve o encontro de Churchill, Roosevelt e Stalin, na conferencia de Teerã, os três tinham perspectivas diferentes, Churchill não acreditava na cooperação nos conflitos de pós-guerras, e defendia o realpolitik. Roosevelt era um idealista americano que defendia um diretório de quatro potencias para a defesa da paz e justiça. Stalin era um realista e comunista, que defendia as fronteiras soviéticas ocidentais e a abertura de uma frente ocidental para reduzir a pressão do território soviético. E por fim eles tinham um mesmo objetivo, tratar de novas estratégias para legitimar a derrota alemã.
Após a guerra, os vencedores se reuniram para redefinir a organização do continente europeu, que foi na conferencia de yalta e postdam. A conferencia de Yalta teve como resultou a assinalação de posição do poder soviético, essa predominância era fruto do procedimento de retardar a abertura da frente ocidental.
Em julho de 1945, Berlim, houve então a conferencia de postdam, onde Roosevelt havia sido substituído por Truman e na grã Bretanha, Churchill também havia sido