História da logística
História
Da
Logística
Introdução
Logística, pela definição do dicionário, significa ciência militar que trata do equipamento, alojamento e transporte de tropas; distribuição, produção, manutenção e transporte de material e de outras atividades não combatentes relacionadas.
Hoje, a Logística é um método que empresas e indústrias utilizam visando destacar-se no mercado, (atrair o consumidor, focar na qualidade, diminuir despesas) e outros fins, tudo isso de forma prática e econômica.
Mas como algo que nasceu da guerra hoje está presente no mundo empresarial? Para responder esta pergunta é preciso entender um pouco da história da Logística.
Desenvolvimento (objetivos)
A história e evolução da Logística Há várias teorias da origem da palavra “Logística”: a que vem do grego “LOGISTIKOS”, que significa cálculo e raciocínio matemático ou do francês “LOGISTIQUE”, guerrear, planejar estratégias.
Por ter nascido das guerras, os principais grandes estrategistas foram líderes como Alexandre, o Grande, Júlio Cesar, e Napoleão e até hoje inspira as empresas.
Alexandre o Grande conhecido como um grande estrategista de guerras civis e conquistas mundiais, utilizava da estratégia, para abater seus inimigos, mapeando toda a região de combate (características de terreno e clima), analisando minuciosamente seu inimigo, identificando nele suas fraquezas e oportunidades, desenvolvendo alianças, inovando na tecnologia e desenvolvimento de armamentos para a época.
Alexandre foi o primeiro a empregar uma equipe especialmente treinada de engenheiros. Esses primitivos engenheiros desempenharam um papel importante para o sucesso de Alexandre o Grande, pois tinham a missão de estudar como reduzir a resistência das cidades que seriam atacadas. Eles seguiam à frente dos exércitos com a missão de comprar todos os suprimentos necessários e de montar armazéns avançados no trajeto. Alexandre o Grande criou o mais móvel e rápido exército da época.