As cinco advertências na epístola aos hebreus
Cinco advertências no livro de Hebreus
2.1-4 - Para nos apegarmos com mais firmeza as verdades ouvidas.
3.7 a 4.13 - deserto e o repouso de DEUS - incredulidade
5.11 a 6.20 - Quanto a sermos levados à maturidade - apostasia
10.26-39 - Santuário e sua entrada - pecado voluntário
12.25.29 - Somos encorajados a correr a carreira e não decairmos da graça
A PRIMEIRA ADVERTÊNCIA - 2.1-4 - Para nos apegarmos com mais firmeza as verdades ouvidas.
CRISTO é o falar de DEUS – “nos falou pelo Filho” – (v.1.1);
CRISTO é resplendor da divindade de DEUS – “Ele, que é o resplendor da glória” – (v.3);
CRISTO é a essência do caráter de DEUS – “e a expressão exata do seu Ser” – (v.3); isto é, CRISTO é a substância da substância divina.
CRISTO sustenta todas as coisas pela Palavra do Seu poder – “sustentando todas as coisas pela palavra do seu poder” – (v.3);
CRISTO é o SENHOR do trono do Pai – “depois de ter feito a purificação dos pecados, assentou-se à direita da Majestade, nas alturas” – (v.3).
Por causa do Seu sacrifício ele recebeu um nome que está acima de todo o nome – “o mais excelente nome” – (v.4);
CRISTO é Filho por geração eterna – “Pois a qual dos anjos disse jamais: Tu és meu Filho, eu hoje te gerei? E outra vez: Eu lhe serei Pai, e ele me será Filho?” – (v.5);
CRISTO é DEUS com DEUS – “mas acerca do Filho: O teu trono, ó Deus, é para todo o sempre” – (v.8); SEGUNDA ADVERTÊNCIA – Coração perverso de incredulidade - Hb 3.7-17.
v.9: “onde os vossos pais me tentaram, pondo-me à prova,[gr. Dokimazo, sig.: “ver se uma coisa é genuína ou não”] e viram as minhas obras por quarenta anos”.
v.10: “Por isso, me indignei contra essa geração e disse: Estes sempre erram no coração; eles também não conheceram os meus caminhos”.
DEUS diz que a murmuração daquele povo era uma clara demonstração de incredulidade. Eles fizeram aquilo para provar a veracidade do caráter de DEUS.
O