Alta disponibilidade
Problema: Empresa multinacional que possui alto tráfego na rede (ERP, communicator, emails, ferramentas na intranet e internet, VOIP utlizado em apenas um dos links E1 embratel) e possui dois links de provedores diferentes e utiliza um dos links deixando o outro apenas como backup. Já utiliza o protocolo HSRP na sua estrutura, porém de maneira errada.
Pergunta de pesquisa: Como solucionar o problema da empresa multinacional sem adicionar outro link utilizando apenas o balanceamento de carga no protocolo já configurado na rede o HSRP?
Justificativa: Com o objetivo de acabar com este alto tráfego em apenas um dos links, enquanto o outro fica ocioso, melhorar o trabalho e também oferecer uma melhor infraestrutura de trabalho para os funcionários desta multinacional, a implantação do balanceamento de carga aplicado ao protocolo HSRP já existente na rede, auxiliaria.
Objetivo: Perante as necessidades da empresa multinacional mostradas acima e com o objetivo de fazer com que a infraestrutura presente fique melhor de se trabalhar, a presente pesquisa, vem oferecer como solução o balanceamento de carga entre os links dedicados para um melhor aproveitamento utilizando o protocolo de alta disponibilidade HSRP.
Objetivos específicos: De acordo com o objetivo geral citado acima, são descritos a seguir os objetivos específicos deste documento:
− Analisar se o protocolo utilizado é mesmo o melhor para a infraestrutura ou se é necessário aplicar o outro protocolo de balanceamento de carga GLBP.
− Monitorar a rede usando SNMP, Syslog, e SLA IP para garantir a alta disponibilidade da rede.
− Descrever a funcionalidade de links dedicados e o porque são melhores do que links normais, mesmo sendo fornecido pela mesma