Geologia
Origem do Sol e dos planetas Temos várias teorias: * Teoria de Buffon: em que acreditava que um cometa teria chocado com o sol; * Teoria de Chamberlain: apoiava a intervenção de uma estrela intrusiva que atraia pela força gravítica parte do sol e que o material ter-se-ia condensado e formado os planetas, mas foi abandonada pois era pouco provável passar outra estrela perto do Sol. * Teoria nebular: a velocidade da rotação do sol deveria ser maior e os gases deveriam ter se espalhado pelo Universo e não condensando formando planetas.
* Teoria nebular reformulada:
* Verificamos que houve colisões entre partículas, que se juntaram e teriam formado corpos rochosos como os Planetesimais. Os cometas e asteróides são restos dos planetesimais. O aumento destes corpos fez com que pudessem reter uma atmosfera. * Os planetas telúricos teriam aparecido nas zonas mais densas do disco-planetário, isto é, mais próximo do sol. Os grandes planetas encontram-se mais afastados do sol e isto devido às radiações solares. Devido ao afastamento destes planetas os gases como o Hidrogénio e o hélio passaram ao estado sólido. Os planetas que se encontram mais próximos do sol são constituídos por materiais com ponto de fusão mais elevado por isso são mais pequenos e formados por silicatos de ferro e possuindo uma atmosfera pouco densa. * Os planetas mais afastados do sol, os planetas gasosos, condensam-se baixas temperaturas e são ricos em elementos voláteis. São formados por materiais pouco densos, pobres em silicato e ferro sendo a sua constituição parecida com a do Sol.
A teoria nebular reformulada é válida pois: * Observamos uma idade idêntica para todos os corpos do sistema solar; * As orbitais planetárias são quase complanares, formando um disco; * Os movimentos dos planetas nas suas