As características da economia brasileira na república velha que justificam chamá-la de agrário exportadora?
No campo da economia, foi um período de modernização, com grandes surtos de industrialização, como o ocorrido durante a Primeira Guerra Mundial. Porém a economia continuou dominada pela cultura do café até a quebra da bolsa de valores de Nova Iorque, em 1929. Foi neste período que ocorreram também as primeiras greves, com o crescimento de movimentos anarquistas e comunistas nos grandes centros urbanos do país.
• Segundo o economista Celso Furtado as medidas adotadas pelo Governo Brasileiro em defesa da cafeicultura podem ser consideradas políticas Keynesianas antes mesmo da publicação da Teoria Geral em 1936. Justifique a afirmativa.
Com o objetivo de solucionar a grave crise no setor cafeeiro devido à superprodução, criou-se o Conselho Nacional do Café e depois o Departamento Nacional do Café. Já em 1931 iniciou-se a compra para destruição, por parte do governo, dos estoques excedentes de café financiados por taxações das exportações do próprio produto agrícola e por créditos do governo. Os estoques queimados em 1931 atingiram cerca de 10% da produção e chegaram a 1937 com mais de 40% da safra. Essa política de compra de estoques de café, acompanhada pelo aumento do déficit público para amenizar o choque fiscal associam a política econômica desse período a teoria keynesiana de sustentação do nível de atividade econômica.
• “Retirado do poder por um golpe militar que convocou uma Assembleia Constituinte e promoveu eleições gerais em 1946, Getúlio volta como candidato em 1950, e se elege presidente da República” (apostila pág. 23). O segundo governo Vargas (1951-1954) foi um período turbulento que terminou com o suicídio de Vargas em agosto de 1954. Aponte as principais razões que explicam o fracasso desse projeto.
No segundo período, o seu governo foi marcado pela retomada da orientação nacionalista, cuja expressão maior foi a