Economia Brasileira - perguntas cap.13 e 14 respondidas GREMAUD,A.
1- Quais as características da economia brasileira na República Velha que justificam chama-la de economia primário-exportadora?
A economia brasileira na República Velha se caracterizava por um modelo de desenvolvimento voltado para fora, com produção e exportação de alguns poucos produtos primários que se restringiram a algumas poucas commodities agrícolas (economia agroexportadora). Os produtos destinados ao mercado internacional (açúcar, algodão, café, borracha, etc) definiram os chamados ciclos da economia brasileira que davam dinâmica ao balanço de pagamento. O bom desempenho da economia brasileira dependia das condições do mercado internacional dos produtos exportados, sendo a variável chave o preço internacional do café (o que explica a elevada vulnerabilidade de uma economia agroexportadora - devido às concorrências e oscilações no crescimento mundial).
Esse modelo de desenvolvimento voltado para fora caracterizava-se por possuir alto peso relativo do setor externo na estrutura econômica, mas o principal problema era o descompasso entre a base produtiva e a estrutura de consumo desses países. A pauta de exportação era fortemente concentrada em um produto – café – sendo os outros produtos tipicamente agrícolas. Já a pauta de importação era bastante diversificada, contendo muitos produtos manufaturados e correspondendo praticamente à estrutura de consumo da economia brasileira de então.
2- Que tipo de problemas enfrenta uma economia com características agroexportadoras?
Entre 1851 e 1908 houve importantes oscilações no preço do café. Há três ciclos de preços completos (ascensão e queda) nesse período. Essas oscilações devem-se, por um lado, às condições de demanda (ciclos da economia mundial que se refletem na demanda por café) e por outro lado, existem as condições de oferta com a incidência de geadas e pragas reduzindo a oferta e o investimento em novos cafezais aumentando-a. Por