As capitanias heredit rias
Em 1534, D. João III dividiu o Brasil em 15 lotes de terra, que seriam doados a 12 pessoas de sua confiança. Esses lotes, dominados capitanias hereditarias, podiam ser transmitidos por herança, de pai para filho.
A primeira capitania foi a ilha de São João ou Fernando de Noronha, concedida por D. Manuel em 1504.
Porém, o sistema geral das capitanias foi desenvolvido entre 1584 e 1536, quando D. João III criou 14 capitanias, divididas em 15 lotes e distribuídas a 12 donatários, como eram chamados os responsáveis por elas.
Eles recebiam do rei dois documentos:
1. CARTÃO DE DOAÇÃO;
2. FORAL (estabelecia os direitos e deveres).
Os donatários tinham a responsabilidade de desenvolvê-las com recursos financeiros próprios. Eles possuíam, também, muitos direitos, tais como: cobrar impostos, exercer a justiça estabelecida pelo rei, receber parte dos tributos daexploração da terra e doar terras para quem quisesse cultivá-las.
E, como deveres, tinham que defender a capitania, desenvolvê-la, morar nela e pagar impostos ao rei.
A maioria das capitanias fracassou em razão da falta de recursos finaceiros, da distância entre o Brasil e a metrópole, dos frequentes ataques dos indigenas e da falta de colonos para trabalhar na lavoura.
A capitania de Pernanbuco, doada a Duarte Coelho, progrediu graças ao clima e ao solo favoráveis para o plantio de cana-de-açúcar.
A capitania de São Vicente, doada a Martim Afonso de Sousa, também prosperou graças à cana-de-açucar.
Complete:
1) O Brasil foi dividido em ____________ lotes de terra.
2) Nome dado aos lotes:_____________________________.
3) Como eram chamados os donos desses lotes: ___________________________________.
4) Rei que dividiu o Brasil em capitanias hereditárias: ______________________________________.
5) Dois direitos dos donatários: _______________________________ __________________________________________________________________________________.
6) Dois deveres dos donatários: